As cores
Branco
O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude e claridade para espaços muito pequenos e escuros. Mas cuidado: um ambiente todo branco, dependendo da pessoa, pode trazer muita calma e, para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza até exagerada. O branco só é branco quando recebe uma luz intensa direta.
Preto e Cinza
São cores que devem ser usados em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Quando usadas dentro da casa, podem fazer contrastes, principalmente com o branco.
Violeta
A cor violeta privilegia o lado espiritual, promove harmonia, propicia inovações e mudanças. É indicada para ambientes que favorecem à criatividade. O local fica mais elegante. A cor representa poder e a riqueza.
Amarelo
O amarelo é sinal de intelectualidade. É a cor do sol, do otimismo, da alegria. É ideal para locais estressantes, pois alivia a sensação de esgotamento mental. O amarelo também aumenta o apetite, por isso não deve ser empregada em excesso na cozinha ou na sala de jantar. É aconselhável para o escritório ou sala de trabalho.
Laranja
O laranja estimula a libido, auxilia no processo criativo. Ideal para salas de estudos, escritórios e quartos.
Vermelho
O vermelho é fonte de energia positiva, estimula a alegria e a vitalidade. Nos quartos essa cor não é aconselhável. Não deve ser usada na pintura de paredes, pode acarretar nervosismo.
Rosa
A cor rosa traz conforto e aconchego e deveria estar presente em todos os cômodos da casa, é o tom do amor universal e resulta em tranquilidade.
Verde
O verde exprime sensação de paz, alivia a tensão e representa a esperança. A cor pode ser usada na pintura de paredes de qualquer cômodo da casa. É indicada para para quartos e ambientes onde haja doentes, pois favorece a cura.
Azul
O azul é sinônimo de tranquilidade. Nos quartos a cor é ideal para um sono agradável. É recomendável também para a cozinha e sala de jantar.