domingo, 27 de março de 2011

PENSANDO SERIAMENTE ....



Caminhar e correr é fácil, só exige boa vontade e pequenos cuidados.
Dentre todas as possibilidades de atividade física, nem o futebol, o esporte mais popular do país, é tão simples de praticar quanto a caminhada ou a corrida. Se a falta de uma bola ou a ausência de parceiros impedem a partida, basta andar para banir o sedentarismo de nossa vida. A caminhada é o exercício mais natural ao ser humano e o menos exigente em termos de equipamentos e companhia. Tendo boa vontade, qualquer um pode começar.
Mas não se deve simplesmente sair aindando. Há alguns cuidados que devem ser tomados para que a atividade só faça bem à saúde - e não cause lesões nem complicações cardiovasculares. Antes de tudo, é recomendável procurar um clinico-geral e fazer um teste ergométrico. Um cardiograma e um hemograma, para verificar os níveis de ferro e colesterol, também são importantes. Feito o check-up, é hora de se programar e reservar pelo menos dois dias por semana para fazer a atividade regularmente. "Para os iniciantes, isso é o suficiente. Quem começa forçando a barra desiste logo", diz Alexandre Salicio, diretor técnico da Cronos Assessoria Esportiva.
Ele recomenda que, a princípio, o tempo de caminhada vairie de 15 a 30 minutos. "Meia hora já dá resultados fisiológicos significativos, como a redução de nível de colesterol, a melhora da qualidade do sono e o combate à obesidade. Menos tempo que isso também é válido, mas os resultados se restringem ao nível psicológico, já que a pessoa se sente mais bem disposta, inserida na sociedade, e abandona a imagem de sedentária". Prevenção da osteoporose e combate à depressão são outros benefícios. Á medida que for melhorando seu preparo físico, troque a marcha e substitua gradativamente a caminhada pela corrida e alcance ainda mais rápido o bem-estar.
Previna riscos - Antes do primeiro passo, prepare seu corpo para o exercício:
Use um calçado adequado, de preferência tênis com solado plano e macio, que não pressione a ponta dos dedos nem aperte o peito do pé.
Faça alongamento de 5 a 10 minutos antes e depois do exercício.
Faça também um aquecimento, estimulando a circulação sanguínea, girando as articulações dos punhos, tornozelos,m braços e pescoço. Dê pulinhos.
Mantenha uma alimentação balanceada. Dê preferência ao consumo de carboidratos (massas,pães), de 30 a 60 minutos antes do exercício e ao consumo de proteinas (frios, carnes) de 10 a 30 minutos depois. Frutas legumes e verduras podem ser consumidos à vontade.
Respeite seu limites -Mal praticada, a caminhada pode machucar. O corpo dá alguns sinais para avisar que está na hora de diminuir o rítmo ou parar;
Aumento súbito da frequencia cardiáca.
Aumento brusco da sudorese
Sensação de ardência e queimação nas panturrilhas e canelas
Boca seca
Dor na parte lateral do abdome.
Texto da revista Vida Leve da Hortifruit

Nenhum comentário:

Postar um comentário