quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TE FALTA A LUZ ??? QUAL???

Problemas em 3 linhas de transmissão pode ter provocado apagão

Problemas em 3 linhas de transmissão pode ter provocado apagão
REUTERS
Por Denise Luna e Eduardo Simões
SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - Problemas em três linhas de transmissão que recebem energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu podem ter provocado o apagão que afetou dezenas de milhões de pessoas por mais de cinco horas em 10 Estados brasileiros, disse o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
"Nossas avaliações iniciais mostram que houve uma condição meteorológica forte na região de Itaberá (SP), onde passam três circuitos de Itaipu que ligam as regiões Sul e Sudeste. Com isso, houve uma contingência tripla", disse o secretário à Reuters por telefone.
"O sistema é projetado para aguentar contingência dupla... não existe tecnicamente viabilidade técnica e econômica para proteção acima de contingência dupla, é inviável."
Com a saída da operação das linhas de transmissão, a usina hidrelétrica de Itaipu passou a "girar no vazio", sem possibilidade de transmitir energia, o que provocou o apagão.
"Ao ocorrer um processo como esse, o backup existente no sistema elétrico brasileiro não é suficiente para restabelecer de imediato toda essa energia produzida por Itaipu", disse o diretor da usina, Jorge Samek, em entrevista à rádio CBN.
"Quando você tira no mesmo segundo 14 mil megawatts, aí causa esse problema que nós vivemos essa noite."
O blecaute, concentrado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, levou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a convocar uma reunião do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico para a tarde desta quarta-feira, na qual as causas do apagão devem ser discutidas.
O ministro ligou pela manhã para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Agência Brasil, para informá-lo das medidas que estão sendo adotadas para investigar as causas do apagão.
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o apagão teve início por volta das 22h14 (horário de Brasília). A situação só voltou a ser normalizada após às 3h em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
O Paraguai, parceiro do Brasil em Itaipu, também sofreu os efeitos do blecaute, porém por um período bem mais reduzido.
Itaipu anunciou a volta à normalidade no início da manhã desta quarta-feira, quando 18 das 20 unidades geradoras da usina voltaram a produzir energia para Brasil e Paraguai, e 10.450 megawatts passaram a ser transmitidos para os dois países.
"Indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo", informou a usina em sua página no serviço de microblogs Twitter.
Segundo a usina, das outras duas unidades geradoras uma estava em manutenção programada e a segunda em stand by.
CAOS NAS METRÓPOLES
A falta de energia elétrica provocou problemas no trânsito e nos sistemas de transporte público de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, e colocou em risco serviços hospitalares, que possuem capacidade limitada de operar com geradores.
Na capital fluminense, taxistas chegaram a aconselhar passageiros que chegavam à cidade pelo aeroporto do Galeão a permanecerem no local por temores de que a falta de luz incentivasse arrastões nas ruas.
Em janeiro de 2005, o Rio de Janeiro já havia sofrido com um apagão provocado por um problema numa linha de transmissão de energia.
Três anos antes, um problema parecido com o que aparentemente aconteceu na terça-feira provocou um apagão que afetou as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, principalmente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O blecaute registrado em março de 1999, no entanto, foi o que teve proporções mais parecidas com o que aconteceu agora, afetando 10 Estados e o Distrito Federal....

E JESUS DISSE:

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas!!!

SABEMOS da estrema necessidade da LUZ no nosso dia a dia, imaginem a terra sem a LUZ solar ou mesmo um " apagao " como nos aconteceu na nossa noite de ontem, nos tras consequencias horrivéis, a partir dessa nossa grande necessidade da LUZ é que temos que parar e pensar a falta que nos faz a LUZ ESPIRITUAL,e essa LUZ é JESUS... nossa LUZ DIVINA, do mesmo jeito que precisamos da LUZ natural tambem precisamos igualmente da LUZ celestial JESUS CRISTO !!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário