quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COMO LIMPAR REJUNTE DO AZULEJO !!!


Os rejuntes dos azulejos precisam de cuidado especial porque podem acumular poeira, mofo e gordura e outros resíduos que comprometem a higiene e a aparência do ambiente. É importante cuidar da limpeza e manutenção para que se tenha uma aparência saudável e de conforto nesse ambiente tão importante da casa. Daí a pergunta, qual é a melhor solução? Limpeza ou substituição?


Limpeza e conservação

Produtos que ajudam na limpeza (tudo depende do estado e da idade dos rejuntes)

1. Detergente líquido - Esfregue todo o azulejo com detergente líquido de lavar louças. Ele é excelente para tirar gordura e remover a parte "grossa" do mofo.

2. Bicarbonato de sódio - Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água, e aplique nos locais que apresentam mofo. Deixe descansar por alguns minutos e depois, use uma escova para esfregar (pode ser de dente). Enxague e seque.

3. Vinagre branco - Se a pasta de bicarbonato de sódio não resolver o problema, use um pouco de vinagre. Aplique-o diretamente sobre as manchas e deixe descansar. Após 5-10 minutos. Enxague o local com água e seque.

4. Água sanitária (Cloro) - Se nenhum dos dois métodos resolverem, aplique água sanitária pura somente nos locais. Deixe descansar por 10 minutos e depois esfregue bem, enxague e seque. Utilize luvas e máscara, ou trabalhe com portas e janejas abertas.

Alerta: Evite limpar os azulejos com sabão em pó. Além de caro, ele não tira toda a sujeira dos rejuntes e atrai mais mofo. Essa "misturinha" acaba com sua saúde e com seu dinheiro!


Substituição e manutenção

Se os produtos não removerem a sujeira do rejunte, a substituição por um rejunte novo é a melhor solução.
Do ponto de vista estético, um rejunte novo fica muito melhor e ainda terá uma durabilidade maior do que uma limpeza.

Esse serviço é simples e não precisa de mão de obra especializada. Passos para a troca do rejunte:

1. Com uma chave de fenda, retire todas as partes do rejunte que estiverem soltas ou trincadas. Se for a primeira aplicação, pule para a segunda etapa.

2. Escolha a argamassa e prepare a mistura de acordo com as instruções do fabricante.

3. Limpe a parede com uma escova úmida. Usando uma espátula, comece a preencher as juntas com a massa.

4. Faça movimentos circulares em toda a superfície com a ajuda de uma esponja úmida, removendo do azulejo as sobras de argamassa. Tome cuidado para não afetar o rejuntamento já pronto. Complete a limpeza passando uma estopa seca no local.

5. Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso das juntas. Aguarde uma hora e limpe a superfície com um pano limpo. Após dois dias, lave os azulejos.

Viu como é simples? Seu azulejo ficará com cara de acabamento novo!

Fontes: http://www.limpro.com.br/drlimpro/2009/12/rejunte-limpeza-ou-substituicao/ ; http://pt.mustknowhow.com/index.php/tag/limpeza-de-rejunte ; http://www.blogdomenorpreco.com.br/como-limpar-azulejo-e-clarear-o-rejunte . Foto: http://achadosdedecoracao.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Querida Dora Lucia,
    que bom navegar, e te encontrar!
    quanta doçura!
    Seguiremos.
    Esperemos retribuir esse carinho no nosso blog também
    Estamos com um Super SORTEIO.Nosso primeiro. É só para quem mora em S.P, assim como vc, um DaySpa, no ItaimBibi, um super mimoluxo para nossas seguidoras, foi feito com muito carinho,
    te esperos lá, bjs
    Lulu & Sol

    ResponderExcluir