
 Os rejuntes dos azulejos precisam de cuidado especial porque podem  acumular poeira, mofo e gordura e outros resíduos que comprometem a  higiene e a aparência do ambiente. É importante cuidar da limpeza e  manutenção para que se tenha uma aparência saudável e de conforto nesse  ambiente tão importante da casa. Daí a pergunta, qual é a melhor  solução? Limpeza ou substituição?
 
 
  Limpeza e conservação
 
  Produtos que ajudam na limpeza (tudo depende do estado e da idade dos rejuntes)
 
  1. Detergente líquido - Esfregue todo o azulejo com detergente líquido  de lavar louças. Ele é excelente para tirar gordura e remover a parte  "grossa" do mofo. 
  
 
  
  2. Bicarbonato de sódio - Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água,  e aplique nos locais que apresentam mofo. Deixe descansar por alguns  minutos e depois, use uma escova para esfregar (pode ser de dente).  Enxague e seque.
 
  3. Vinagre branco - Se a pasta de bicarbonato de sódio não resolver o  problema, use um pouco de vinagre. Aplique-o diretamente sobre as  manchas e deixe descansar. Após 5-10 minutos. Enxague o local com água e  seque.
  
 
  4. Água sanitária (Cloro) - Se nenhum dos dois métodos resolverem,  aplique água sanitária pura somente nos locais. Deixe descansar por 10  minutos e depois esfregue bem, enxague e seque. Utilize luvas e máscara,  ou trabalhe com portas e janejas abertas.
 
  Alerta: Evite limpar os azulejos com sabão em pó. Além  de caro, ele não tira toda a sujeira dos rejuntes e atrai mais  mofo. Essa "misturinha" acaba com sua saúde e com seu dinheiro!
 
 
  
  
  Substituição e manutenção
 
  Se os produtos não removerem a sujeira do rejunte, a substituição por um rejunte novo é a melhor solução. 
  Do ponto de vista estético, um rejunte novo fica muito melhor e ainda terá uma durabilidade maior do que uma limpeza.
 
  Esse serviço é simples e não precisa de mão de obra especializada. Passos para a troca do rejunte:
  
 
  1. Com uma chave de fenda, retire todas as partes do rejunte que  estiverem soltas ou trincadas. Se for a primeira aplicação, pule para a  segunda etapa. 
 
  2. Escolha a argamassa e prepare a mistura de acordo com as instruções do fabricante. 
 
  3. Limpe a parede com uma escova úmida. Usando uma espátula, comece a preencher as juntas com a massa. 
 
  4. Faça movimentos circulares em toda a superfície com a ajuda de uma  esponja úmida, removendo do azulejo as sobras de argamassa. Tome cuidado  para não afetar o rejuntamento já pronto. Complete a limpeza passando  uma estopa seca no local. 
 
  5. Para demarcar o rejunte, use um palito de churrasco e faça o friso  das juntas. Aguarde uma hora e limpe a superfície com um pano limpo.  Após dois dias, lave os azulejos. 
 
  Viu como é simples? Seu azulejo ficará com cara de acabamento novo!