domingo, 11 de outubro de 2009

Barack Obama recebe Prémio Nobel da Paz !!!



O comité Nobel justificou a escolha do Presidente norte-americano "pelos seus extraordinários esforços para o fortalecimento da diplomacia internacional e da cooperação entre os povos".


"O comité deu muita importância à visão e aos esforços de Obama no sentido de um mundo sem armas nucleares", declarou o presidente do Comité Novel norueguês, Thorbjoern Jagland.  



A sua diplomacia baseia-se no conceito de que quem dirige o mundo o deve fazer na base de valores e atitudes partilhadas pela maioria da população mundial.  





Comité Nobel

Como Presidente, Barack Obama "criou um novo clima na política internacional", lê-se na citação da atribuição do prémio. 
 
Com ele, acrescenta, "a diplomacia multilateral voltou a ganhar uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem desempenhar". 

Além disso, devido à sua influência, "o diálogo e as negociações são preferidas como instrumentos para a resolução mesmo dos mais difíceis conflitos internacionais", sendo que "a visão de um mundo livre de armas nucleares estimulou poderosamente e as negociações de controlo de armas". 
 
Graças à iniciativa de Obama, "os EUA estão agora a desempenhar um papel mais construtivo na abordagem dos grandes desafios das alterações climáticas que o mundo enfrenta" e "a democracia e os direitos humanos serão reforçados".
"Só muito raramente uma pessoa capturou como Obama a atenção do mundo e deu esperança ao seu povo num futuro melhor", lê-se ainda na citação.

O prémio tem um valor pecuniário de 10 milhões de coroas suecas e será entregue em Oslo, a 10 de Dezembro.

Obama sucede ao ex-Presidente finlandês Martti Athisaari, galardoado em 2008 pelo seu trabalho como mediador internacional.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário