sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ORIGEM DA ROSA...


PRA NAO FALAR QUE NAO FALEI DAS FLORES.......2


Origem das Rosas
O nome vem do latim rosa e do grego rhodon. As rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas. A primeira parece ter crescido nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem a flor é ainda mais antiga; fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Muitas variedades de rosas foram perdidas durante a queda do império romano e a invasão muçulmana da Europa. Após a conquista da Pérsia no século sete, os muçulmanos desenvolveram o gosto pelas rosas, e à medida que seu império se estendia da �?ndia à Espanha muitas variedades de rosas foram novamente introduzidas na Europa. Durante a Idade Média, as rosas eram muito cultivadas nos mosteiros. Era regra que pelo menos um monge fosse especialista em botânica e estivesse familiarizado com as virtudes medicinais da rosa e de flores em geral. Hoje as rosas, principalmente as vermelhas , são o símbolo do amor. Não há quem resista a uma dúzia de rosas vermelhas. Shakespeare, em Romeu e Julieta, com uma única frase definiu bem aquilo que sentimos por esta flor: "Aquilo que chamamos rosa, com outro nome seria igualmente doce".
Rosa Vermelha
A rosa vermelha, a mais desejada e admirada entre todas as outras, simboliza o amor; porém quando as rosas vermelhas vierem acompanhadas por rosas brancas, o ramalhete assume o significado de unidade. Além de amor, estas flores vermelhas também podem traduzir mensagens de respeito e coragem. Quando apresentam tons bem escuros querem se referir a uma beleza inconsciente.

Rosa Cor-de-rosa
As rosas cor-de-rosa em tom mais escuro querem dizer gratidão e estima, enquanto as de tom mais claro significam admiração e simpatia. Mas, em geral, a cor-de-rosa nessas flores tem conotação de graça e gentileza.

Rosa Cor-de-laranja
As rosas cor-de-laranja ou coral significam entusiasmo e desejo e as rosas-de-chá híbridas querem dizer "sempre lembrarei de ti".

Rosa Branca
As brancas, por sua vez, assumem vários sentidos, como os de inocência e pureza, reverência e humildade ou de segredo e silêncio. Também significam que quem está a oferecê-las está tentando dizer: "sou digno de ti" ou "tu és celestial".

Rosa Amarela
Em geral, as rosas amarelas significam satisfação e alegria, mas podem servir como advertência: "tens que ter mais cuidado". Quando combinadas com as rosas vermelhas remetem para sentimentos joviais e de felicidade.

Botões de Rosa
Os botões de rosas têm significados distintos das flores já desabrochadas. Os vermelhos querem dizer "pura e encantadora", enquanto os brancos sugerem que a moça é "nova demais para amar".

Duas rosas unidas pelos pés
Duas rosas amarradas uma à outra e unidas pelos pés, significam noivado ou casamento próximo, enquanto uma rosa desabrochada colocada acima de dois botões funcionam como um pedido de segredo. Rosas brancas já murchas significam que a tua tentativa de aproximação não surtiu efeito algum…

De qualquer forma, apesar de todas essas sutilezas, as rosas são essencialmente um dos maiores símbolos do Amor.
Significado das Rosas
As rosas assumem significados diversos de acordo com as cores que suas pétalas apresentam. Mas a roseira é uma planta tão emblemática, que até mesmo suas folhas tem um significado especial: esperança. Uma coroa de rosas, por sua vez, significa recompensa ou virtude, enquanto um ramo de rosas desabrochadas quer dizer gratidão....

Nenhum comentário:

Postar um comentário