quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Só para levantar o ego... -É impressão minha ou tás mais magra? - :)










O metabolismo de nosso corpo é sensível às estações do ano – e o verão é a época ideal para iniciar uma dieta e perder aqueles quilos a mais que o espelho teima em revelar. Quando os termômetros começam a subir, o cérebro dispara para o organismo uma série de comandos destinados a manter a temperatura do corpo no nível ideal de 36,5 graus. Entre essas "ordens" está a de queimar as calorias mais lentamente, para que o processo de combustão não libere muito calor num curto espaço de tempo (é por isso que nos dias quentes demoramos mais a digerir as refeições, principalmente as que incluem ingredientes pesados). Como conseqüência desse processo, e aí reside a boa notícia, no verão precisamos ingerir 10% menos calorias para desempenhar as mesmas atividades do dia-a-dia.

O primeiro passo é escolher a dieta ideal. Há dezenas delas: da Lua, da sopa, de Beverly Hills... Elas até funcionam, mas o problema é que a maioria das pessoas volta a engordar quando deixa de segui-las e cai no círculo vicioso do efeito sanfona – aquele interminável emagrece-engorda-emagrece-de-novo. Sem falar que essas dietas quase sempre privam o organismo de nutrientes essenciais. Segundo muitos médicos e a própria Organização Mundial de Saúde, a única dieta que funciona de verdade é aquela baseada no bom senso: a reeducação alimentar. "O segredo não é cortar de vez determinados alimentos, mas saber os que engordam mais, comê-los com moderação e, sempre que possível, substituí-los por outros menos calóricos", aponta Anita Sachs, professora de nutrição da Universidade Federal de São Paulo. É simples assim.

Com a colaboração de Anita e outras três nutricionistas, além de dois médicos endocrinologistas, VEJA elaborou um guia para quem deseja adotar a reeducação alimentar. Nas páginas seguintes, apresentamos um panorama do valor nutricional e do nível calórico dos principais itens que freqüentam a mesa dos brasileiros. No quadro abaixo, uma tabela ajuda o leitor a montar as refeições combinando os principais grupos alimentares, com opções para quem quer emagrecer ou simplesmente manter o peso. "Em pouco tempo, a mudança de hábitos alimentares começa a fazer parte do dia-a-dia automaticamente", diz a nutricionista Conceição Chaves de Lemos, do Hospital Agamenon Magalhães, do Recife.

Para quem já tem o peso certo e quer continuar assim, o ideal é consumir uma média diária de 2 200 calorias no caso das mulheres e de 2 500 calorias no caso dos homens. Quem quer emagrecer precisa reduzir 600 calorias de sua dieta diária. Ou seja, as mulheres devem consumir 1 600 calorias por dia até atingir o peso desejado. Os homens, 1 900. Existem algumas regras básicas que ajudam a reeducar os hábitos alimentares:

• Comer cinco ou seis vezes por dia, em pequenas porções. O organismo de quem passa muitas horas em jejum cria mecanismos para armazenar mais energia, o que dificulta o processo de emagrecimento.

• Incluir mais fibras nas refeições (verduras, legumes, frutas, arroz integral). Elas diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, dão a sensação de saciedade por mais tempo e melhoram o funcionamento dos intestinos.

• Variar os alimentos. Comer sempre o mesmo cardápio enjoa e é um incentivo para incluir na dieta comida calórica em excesso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário